terça-feira, 20 de fevereiro de 2018


TEXTO PARA QUESTÕES DE 01 A 05

[...]
               Fernando aproveitou a ocasião para resolver a crise.
               – Meu voto mais ardente, Aurélia, sonho dourado de minha vida, era conquistar uma posição brilhante para depô-la aos pés da única mulher que amei nesse mundo. Mas a fatalidade que pesa sobre mim aniquilou todas as minhas esperanças; e eu seria um egoísta, se prevalecendo-me de sua afeição, a associasse a uma existência obscura e atribulada. A santidade de meu amor deu-me a força para resistir a seus próprios impulsos. Disse uma vez à sua mãe, pressentindo essa cruel situação: Sou menos infeliz renunciando à sua mão, do que seria aceitando-a para fazê-la desgraçada, e condená-la às humilhações da pobreza.
              – Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
              – Não me compreendeu, Aurélia; referia-me a um partido vantajoso que de certo aparecerá, logo que esteja livre.
              – Pensa então que basta uma palavra sua para restituir-me a liberdade? Perguntou a moça com um sorriso.
              – Sei que a fatalidade que nos separa não pode romper o elo que prende nossas almas, e que há de reuni-las em mundo melhor. Mas Deus nos deu uma missão neste mundo, e temos de cumpri-la.
             – A minha é amá-lo. A promessa que o aflige, o senhor pode retirá-la tão espontaneamente como a fez. Nunca lhe pedi, nem mesmo simples indulgência, para esta afeição; não lha pedirei neste momento em que ela o importuna.
             – Atenda, Aurélia! Lembre-se de sua reputação. Que não diriam se recebesse a corte de um homem, sem esperança de ligar-se a ele pelo casamento?
             – Diriam talvez que eu sacrificava a um amor desdenhado um partido brilhante, o que é uma…
             A moça cortou a ironia, retraindo-se:
             – Mas não; faltariam à verdade. Não sacrifiquei nenhum partido; o sacrifício é a renúncia de um bem; o que fiz foi defender a minha afeição. Sejamos francos: o senhor já não me ama; não o culpo, e nem me queixo.
            Seixas balbuciou uma desculpa e despediu-se. Aurélia, demorou-se um instante na rótula, como costumava, para acompanhar ao amante com a vista até o fim da rua. Se Fernando não estivesse tão entregue à satisfação de haver adquirido sua liberdade, teria ouvido no dobrar da esquina o eco de um soluço.

ALENCAR, José de. “Senhora”. In ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1959a, vol. I.

1. A fala inicial de Fernando no texto é sincera? Justifique.


2. Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro.


3. A decisão de Aurélia de não se casar com outro que não seja Fernando condiz com o comportamento da heroína romântica? Justifique:


4. Considerando a sociedade da época, explique a preocupação de Fernando em desejar que Aurélia se case com outro?


5. Comente o que mudou em nossa sociedade para que o papel de submissão da mulher ao casamento se tornasse menos rigoroso a partir do século XX:


6. Com base na leitura e análise do livro Senhora, classifique as afirmações seguintes de verdadeiras ou falsas.
1. (   ) A obra conta a história de Fernando Seixas e Adelaide Amaral, divididos entre o amor verdadeiro e o casamento por interesse financeiro.
2. (   ) O romance é dividido em quatro partes: O Preço, Quitação, Posse e Resgate. Esta linguagem tipicamente comercial já evidencia a luta que se irá travar entre o amor puro e o interesse financeiro.
3. (   ) Não há divisão em capítulos.
4. (   ) O final do livro é totalmente realista: Seixas e Aurélia separam-se, apesar da paixão que sentem um pelo outro.
5. (   ) Aurélia, apesar de rica, detestava o dinheiro. Julgava-o causador de infortúnios, quando mal empregado.
6. (   ) O romance é narrado na primeira pessoa. O narrador tem, pois, visão limitada dos fatos que conta.
7. (   ) No livro, Alencar faz uso de uma linguagem sóbria, com pouca adjetivação, numa atitude clara de economia vocabular.

7. Assinale a opção em que se faz afirmação incoerente no que diz respeito ao livro Senhora, de José de Alencar.
a) José de Alencar procurou mostrar como o dinheiro elevava as pessoas na alta sociedade, se o possuíam, e como as rebaixava, se não o tinham, como mostra ao relatar a vida de Aurélia, a sua fase pobre e a sua ascendência após receber a herança de seu avô.
b) Aurélia tem consciência de que todos os seus pretendentes, sem exceção, amam mais o dinheiro que ela possui que o próprio ser humano que ela é.
c) Apesar de romântico, o final do livro mostra prenúncios do Realismo: Aurélia e Seixas ficam separados, embora com a promessa de se unirem mais tarde.
d) Aurélia pode ser considerada mulher idealizada, típico do Romantismo, tal é a perfeição que o autor lhe confere.

8. Estabeleça a correta correspondência, conforme a ideia expressa pelo advérbio:
Lugar
Modo
Dúvida
Negação
Afirmação
Intensidade
Tempo
_____ A seleção retornou vitoriosa ontem.
_____ De modo algum, irei lá.
_____ O palestrante falou claramente sobre o assunto.
_____ A feijoada estava muito temperada.
_____ Lá somos felizes.
_____ Talvez ela não cheque para o jantar.
_____ Realmente eles desapareceram.


Um comentário: