terça-feira, 6 de março de 2018


Exercício sobre o Romantismo e a obra O Guarani.

01. (UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?
a) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
b) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
c) A obra de José de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
d) O indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.

02. Sobre José de Alencar, julgue as proposições:
I. José de Alencar foi o principal romancista brasileiro da fase romântica;
II. Na Literatura, escreveu romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas;
III. Seu projeto literário estava voltado para a construção da cultura brasileira, no qual o romance indianista ganhou papel de destaque;
IV. José de Alencar foi o primeiro grande poeta social brasileiro, conciliando ideias de reforma social com aspectos específicos da poesia.
V. Retratou o lado feio e esquecido pelos primeiros românticos: a escravidão dos negros, a opressão e a ignorância do povo brasileiro.
a) IV e V estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) Apenas I está correta.
e) Todas as alternativas estão corretas.

03. (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e O Guarani, é
a) retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

04. (PUC) No romance Senhora, José de Alencar dá um passo em relação à crítica dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
a) pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;
b) justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias;
c) confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
d) resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos;
e) permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.

05. (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
b) é um composto resultante de formas originais do conto.
c) dá forma ao herói misturando-o à vida da natureza.
d) representa contestação política ao domínio português.
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

06. (UCP-PR) A trilogia de livros indianistas de José de Alencar é composta por
a) Iracema, Ubirajara, Inocência
b) O guarani, Iracema, A escrava Isaura
c) A Moreninha, Iracema, Lucíola
d) Memórias de um sargento de milícias, O Guarani, O tronco do ipê
e) Ubirajara, O guarani, Iracema.

07.  (UM-SP) O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do
a) movimento realista.
b) movimento árcade.
c) movimento romântico.
d) movimento barroco.
e) movimento naturalista.

08.  (OSEC-SP) A época romântica caracteriza-se por ser
a) lusófoba e nacionalista.
b) de influência inglesa.
c) ateia e barroca.
d) carente de bons poetas.

09. (FMU/FIAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como
a) um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
d) confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) um cenário idealizado, onde todos são felizes e os poetas são pastores.

Leia o texto:
(MACK-SP) O tigre tinha-se voltado ameaçador e terrível, aguçando os dentes uns nos outros, rugindo de fúria e vingança: de dois saltos aproximou-se novamente. 
Era uma luta de morte a que ia se travar; o índio o sabia, e esperou tranquilamente, como da primeira vez; a inquietação que sentira um momento de que a presa lhe escapasse, desaparecera: estava satisfeito. 
Assim esses dois selvagens das matas do Brasil, cada um com as suas armas, cada um com a consciência de sua força e de sua coragem, consideravam-se mutuamente como vítimas que iam ser imoladas. 
José de Alencar, O guarani

10. Assinale a alternativa que apresenta provas textuais da onisciência do narrador. 
a) tinha-se voltado ameaçador e terrível; estava satisfeito.
b) aguçando os dentes uns nos outros; rugindo de fúria e vingança. 
c) de dois saltos aproximou-se novamente; estava satisfeito. 
d) o índio o sabia; estava satisfeito. 
e) esses dois selvagens das matas do Brasil; cada um com as suas armas. 

11. Considerado também o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto
a) exemplifica uma orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do Brasil. 
b) prenuncia o estilo naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o humano e o animal. 
c) pertence à literatura colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e costumes indígenas. 
d) parodia o estilo romântico que, influenciado pelas ideias de Rousseau, concebia o indígena como "o bom selvagem". 
e) traz índices da literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de vida nas zonas rurais do território brasileiro. 

Bons estudos!

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