Exercício sobre o Romantismo e a obra O Guarani.
01. (UFPR) Qual
das informações sobre José de Alencar é correta?
a) Alencar foi um romancista que
soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo,
manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
b) Alencar, apesar de todo o
idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar
certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, em que
podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
c) A obra de José de Alencar,
objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se
exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo
romance urbano.
d) O indianismo de José de
Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por
isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.
02. Sobre José de
Alencar, julgue as proposições:
I. José de Alencar foi o
principal romancista brasileiro da fase romântica;
II. Na Literatura, escreveu
romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas;
III. Seu projeto literário estava
voltado para a construção da cultura brasileira, no qual o romance indianista
ganhou papel de destaque;
IV. José de Alencar foi o
primeiro grande poeta social brasileiro, conciliando ideias de reforma social
com aspectos específicos da poesia.
V. Retratou o lado feio e
esquecido pelos primeiros românticos: a escravidão dos negros, a opressão e a
ignorância do povo brasileiro.
a) IV e V estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) Apenas I está correta.
e) Todas as alternativas estão
corretas.
03. (USP) O índio,
em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e O Guarani,
é
a) retratado com objetividade,
numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de
fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para
descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco
preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo
feroz e de maus instintos.
04. (PUC) No
romance Senhora, José de Alencar dá um passo em relação à crítica dos
valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas
personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se
dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
a) pune os protagonistas no
final, levando-os a um casamento infeliz;
b) justifica o conflito dos
protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados;
outros, brasileiros com maneiras europeias;
c) confirma os valores burgueses,
condenando os protagonistas à morte;
d) resolve a contradição entre o
dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos;
e) permite aos protagonistas
recuperarem sua dignidade pela força do amor.
05. (FUVEST-SP) Sobre
o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que
a) analisa as reações
psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
b) é um composto resultante de
formas originais do conto.
c) dá forma ao herói misturando-o
à vida da natureza.
d) representa contestação
política ao domínio português.
e) mantém-se preso aos modelos
legados pelos clássicos.
06. (UCP-PR) A
trilogia de livros indianistas de José de Alencar é composta por
a) Iracema, Ubirajara, Inocência
b) O guarani, Iracema, A escrava
Isaura
c) A Moreninha, Iracema, Lucíola
d) Memórias de um sargento de
milícias, O Guarani, O tronco do ipê
e) Ubirajara, O guarani, Iracema.
07. (UM-SP) O gosto pela expressão dos
sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa
atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do
a) movimento realista.
b) movimento árcade.
c) movimento romântico.
d) movimento barroco.
e) movimento naturalista.
08. (OSEC-SP) A época romântica
caracteriza-se por ser
a) lusófoba e nacionalista.
b) de influência inglesa.
c) ateia e barroca.
d) carente de bons poetas.
09. (FMU/FIAM-SP) O
homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo
particular. No Romantismo, a natureza aparece como
a) um cenário cientificamente
estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) um cenário estático,
indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) um cenário sem importância
nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
d) confidente do poeta, que
compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com
o estado emocional do poeta.
e) um cenário idealizado, onde
todos são felizes e os poetas são pastores.
Leia o texto:
(MACK-SP) O tigre tinha-se
voltado ameaçador e terrível, aguçando os dentes uns nos outros, rugindo de
fúria e vingança: de dois saltos aproximou-se novamente.
Era uma luta de morte a que ia se
travar; o índio o sabia, e esperou tranquilamente, como da primeira vez; a
inquietação que sentira um momento de que a presa lhe escapasse, desaparecera:
estava satisfeito.
Assim esses dois selvagens das
matas do Brasil, cada um com as suas armas, cada um com a consciência de sua
força e de sua coragem, consideravam-se mutuamente como vítimas que iam ser
imoladas.
José de Alencar, O guarani
10. Assinale a
alternativa que apresenta provas textuais da onisciência do narrador.
a) tinha-se voltado ameaçador
e terrível; estava satisfeito.
b) aguçando os dentes uns
nos outros; rugindo de fúria e vingança.
c) de dois saltos
aproximou-se novamente; estava satisfeito.
d) o índio o sabia; estava
satisfeito.
e) esses dois selvagens das
matas do Brasil; cada um com as suas armas.
11. Considerado também
o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto
a) exemplifica uma
orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do
Brasil.
b) prenuncia o estilo
naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o
humano e o animal.
c) pertence à literatura
colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e
costumes indígenas.
d) parodia o estilo romântico
que, influenciado pelas ideias de Rousseau, concebia o indígena como "o
bom selvagem".
e) traz índices da
literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de
vida nas zonas rurais do território brasileiro.
Bons estudos!
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